sábado, 10 de janeiro de 2009

Direitos da Mulher - Direito à liberdade e segurança pessoal


Você acha que seu direito à liberdade está sendo respeitado? E o da segurança pessoal? Se você mora em cidade grande como eu, só se andar com 4 guarda-costas e usando colete à prova de balas. Infelizmente a 'segurança pública' está uma calamidade e as vítimas favoritas dos malfeitores é a mulher, por ser mais frágil física e emocionalmente.

Está claro que esse direito não está sendo respeitado porque a qualquer momento podemos levar uma bala 'perdida'. E onde fica nossa liberdade de ir e vir?

Até que ponto seu marido respeita sua liberdade pessoal? É claro que não estamos falando de liberdade 'total e irrestrita' porque sua liberdade termina onde começa a do outro, mas muitas vezes o marido tolhe a liberdade da mulher tomando decisões por ela, como se ela fosse um ser incapaz de decidir por si mesma.

Há maridos que interferem até no trabalho da mulher, decidindo que tipo de roupa ela pode ou não vestir, vetando hora-extra, monitorando o que fazem e como fazem. Muitas de nós têm que responder verdadeiros questionários sobre como foi seu dia no trabalho. E isso lá é liberdade? Outras trabalham, mas quem decide o que fazer com o salário delas é o marido. Ou deixam que gastem mas todos os gastos são monitorados, querem saber onde foi cada tostão, e ai dela se comprar alguma coisa que eles julguem 'desnecessária'.

Uma amiga minha teve uma discussão séria com o marido e com direito a levar umas 'bolachas' no final. E sabe qual foi o motivo? Uma blusa que ela comprou com o salário dela. Ele achou que a blusa era 'escandalosa' e queria rasgar. No final, além de embolachar a minha amiga, rasgou a blusa em tiras. Ia botar fogo, mas os vizinhos interferiram e não deixaram. Mas minha amiga não é a única, eu também já ouvi 'você não sai de casa com essa blusa'. Claro que eu saí, mas só o fato de ouvir alguém que se sente no direito de dizer isso já é um abuso.

Muitas mulheres vivem debaixo de um regime de semi-escravidão (ou de escravidão completa) sem direito a nada. Se você conhece algum caso assim, denuncie. Se puder, converse com ela pois talvez ela nem tenha noção de que além dos deveres também tem direitos que são assegurados pela Constituição. Pelo menos no papel.

assinatura

Gostou do blog? Recomende e volte sempre!
Contato

Um comentário:

Naty Araújo disse...

Gostei do seu blog... Realmente vou recomendar.
Estou te seguindo.
Parabéns.

Ótimo 2010 para você!!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails