sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Onde deixar os filhos?


Esse é um problema antigo, o tempo passa e pouco se faz para melhorar o panorama. A mulher tem que trabalhar e com quem ficam os filhos?

A avó ou tia

Deixar com uma pessoa da família é uma boa opção, mas como todas tem seus prós e contras. Se por um lado ficar com alguém da família tranquiliza porque se sabe que é alguém que tem laços afetivos e de sangue com a criança, além de ser uma pessoa próxima e que conhecemos bem, há a desvantagem da interferência porque nem sempre a avó ou tia concorda com o tipo de educação que damos ao nosso filho, e como fazem parte da família e tomam conta da criança uma boa parte do dia podem sentir-se no direito de interferir diretamente na educação e nas decisões que envolvem o futuro ou o bem-estar da criança.

As coisas precisam ser muito bem conversadas antes e os limites estabelecidos desde cedo, os pais devem deixar claro desde cedo que não estão abrindo mão de parte do controle sobre a criança mas sim deixando-a ao cargo da avó uma parte do dia para trabalhar. Deve também ficar bem claro se a criança irá para a casa da pessoa ou se a pessoa ficará na casa da criança durante o tempo em que passará com ela. Também pode-se conversar sobre uma 'compensação financeira simbólica' no caso de a pessoa passar muito tempo com a criança.

Creches

As empresas com um determinado número de funcionários seriam teoricamente obrigadas por lei a manter uma creche para suas funcionárias, mas nem sempre isso é cumprido. Algumas empresas têm convênios com creches ou têm um programa de administração parcial. Consulte o departamento pessoal de sua empresa ou fale com funcionárias que também têm filhos. Isso pode inclusive facilitar pois vocês poderão revezar-se para levar ou buscar as crianças, economizando tempo e dinheiro.

No caso de sua empresa não ter um programa de creches, consulte suas vizinhas e opte por alguma em seu bairro, mas é importante que você vá antes verificar e que todas as suas dúvidas sejam respondidas a contento. Também é interessante levar a criança para que se acostume com a idéia aos poucos. No início pode ser traumático mas aos poucos ela deve se adaptar, e se isso não acontecer você deve analisar porque isso está ocorrendo e se for o caso, trocar de creche.

Babá

É comum as crianças ficarem com uma babá ou empregada doméstica, mas antes de contratá-la é importante pedir referências e checá-las. Também é importante checar o endereço (ofereça-se para levá-la em casa) e fazer algumas perguntas para saber de sua experiência anterior com crianças e como lida com elas.

Infelizmente para trabalhar somos obrigadas a ficar boa parte do dia fora, e como nossas crianças não podem ficar sós é necessário providenciar quem fique com elas. Haverá erros mas temos que aprender a superá-los e aprender com eles. Não se desespere porque 'faz parte' e lembre-se de que você não está só, estamos todas no mesmo barco.

O que importa é a qualidade

É importante conviver com a criança mas ela também deve aprender a se relacionar com outros adultos fora do meio familiar e tenha a certeza de que no final das contas isso será benéfico para ela. E lembre-se de que em se tratando da atenção que você dá à criança, o importante é a qualidade e não a quantidade. Mais vale uma mãe que chega em casa satisfeita por ter cumprido seu dever de trabalhadora e que contribui para o sustento da casa e que está com saudade e disposta a ouvir como foi o dia da criança que uma mãe frustrada e sem paciência, que grita com ela o dia todo.

assinatura

Gostou do blog? Recomende e volte sempre!
Contato

2 comentários:

' K a r o l ♥ disse...

muita boa essa maneira de judar mãe que precisam deixar seus filhos com alguem, nem sempre podemos confiar, e devemos investigar antes de nos arriscar a deixar nossos filhos em qualquer lugar ! :D bjoos !

Unknown disse...

ESTOU FAZENDO UM PLANO DE NEGÓCIOS E GOSTARIA DE SABER QUAL O ÍNDICE DE MULHERES QUE FAZEM FACULDADE E NÃO TEM ONDE DEIXAR OS SEUS FILHOTES. ENTÃO QUERO SABER SE TENDO UMA CRECHE PRÓXIMO AS FACULDADES ONDE A CRIANÇA POSSA FICAR ENQUANTO A MÃE ESTA ESTUDANDO DARIA CERTO COMO UM NEGÓCIO?

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails