domingo, 11 de janeiro de 2009

Direitos da Mulher - Direito à igualdade e a estar livre de todo tipo de discriminação


Esse direito então é uma piada, não tem nada de 'assegurado', se quisermos fazê-lo valer temos que brigar por ele, ocasionalmente até na Justiça. Quem discrimina não admite que faz isso, e não é raro nem ter consciência de que o está fazendo. Quando um patrão diz que 'não gosta de contratar mulheres para esse posto' não percebe que isso já é uma forma de discriminação.

Quando a mulher favorece a discriminação

Algumas mulheres, por não cumprirem direito seus deveres, acabam criando uma imagem negativa da mulher no trabalho. Elas recorrem a uma atitude 'pseudo-feminina', usam lágrimas e adotam uma postura de 'fragilidade emocional', isso quando não tentam usar seus 'dotes físicos' para galgar cargos dentro da empresa. Esse tipo de mulher pode até conseguir o que quer usando esses meios, mas conseguiriam a mesma coisa - e conquistariam respeito também - se tivessem uma atitude mais ética e profissional.

O problema é que essas mulheres criam uma falsa imagem feminina, que pode ser generalizada e prejudica a todas nós. Quem é que não tem na cabeça aquela imagem estereotipada da secretária loura e boazuda que não sabe fazer nada e está lá só para 'decorar' o escritório? Está claro que a esmagadora maioria não é assim, mas para que o estereótipo fosse criado algumas mulheres com certeza participaram e contribuiram, exercendo esse papel ridículo.

Soluções, se as há

Quando se trata de garantir seu direito à igualdade há duas saídas, nenhuma delas completamente satisfatória: ou você luta para conquistar (o que é estressante, ter que conquistar uma coisa que teoricamente seria um direito já garantido), ou deixa pra lá e se sente frustrada. Infelizmente esse direito não costuma ser respeitado e só nos sobram essas duas alternativas, e como eu disse, ambas deixam algo a desejar. Acho que ainda temos um longo caminho até que a sociedade entenda que mulheres e homens são seres humanos e, portanto, devem ter direitos iguais.

assinatura

Gostou do blog? Recomende e volte sempre!
Contato

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails