sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Direito a construir relacionamento conjugal e a planejar sua família


Quem decide quando ter filhos? Eu imagino que deva ser resultado de consenso entre marido e mulher, mas ou o marido é quem decide ou (na maioria das vezes) deixa isso para que a mulher se preocupe. Quando desejam parar de ter filhos é a mulher quem faz a cirurgia, mesmo com o pós-operatório doloroso se comparado à rapidez e simplicidade da cirurgia masculina. São raros os que fazem a histerectomia quando desejam parar de ter filhos.

As muito jovens têm mesmo acesso à informação sobre como evitar os filhos? E sabem exatamente o que implica no ato de ter filhos ou será que imaginam que 'ter um filho é uma forma de prender um homem'? Será que estamos respeitando o direito de nossas filhas, dando a elas uma educação sexual completa para que saibam exatamente o que estão fazendo?

Para ter o direito a planejar sua família as mulheres precisam saber como fazer isso. Ainda é grande o número de mulheres que vivem em completa ignorância sobre como funciona seu corpo e as responsabilidades de pôr um filho no mundo. Se as ensinamos a ler e escrever, porque esse tabu do sexo? Não é melhor informar para que façam da forma certa e de maneira responsável do que deixá-las na ignorância para que façam experiências com o próprio corpo e com a própria vida?

Para que esse direito seja exercido em sua plenitude é necessário que a sociedade abandone a atitude hipócrita de fazer de conta que sexo não existe. Encarar o fato de que a informação é um direito da mulher é uma forma de fazer com que ela conquiste o direito de exercer sua liberdade com responsabilidade.

assinatura

Gostou do blog? Recomende e volte sempre!
Contato

2 comentários:

Anônimo disse...

Olha, só pra te corrigir.o homem não faz histerectomia. Ele faz vasectomia.

Zailda Coirano disse...

Então está explicado porque são poucos os homens que fazem...

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails