sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Direitos da Mulher - Direito à vida


O direito à vida não quer simplesmente dizer que pelo fato de que você esteja respirando, andando e falando esteja sendo cumprido. Viver não é apenas respirar, comer, andar, etc. Para viver é necessário estar viva e isso abrange muito mais.

Estar viva antes de tudo significa ter capacidade para sentir prazer, e não estou falando de sexo. Quer dizer, também. Mas não é só isso. Sentir prazer com pequenas coisas. Quando se está mesmo viva, o prazer é sentido quando ouvimos música, tomamos um sorvete, lemos um livro.

Quando interagimos com o mundo e as pessoas ao nosso redor através de nossos 5 sentidos e isso nos dá prazer é sinal de que estamos vivas. Mas quando a vida é uma sucessão de dias vazios de significado intercalados por noites insones é sinal de que alguma coisa está profundamente errada.

A vida não se resume em acordar, executar todas aquelas ações que esperam de nós como um autômato e ao fim do dia desabar a carcaça exausta em cima da cama para descansar. Se a sua vida está assim seu 'direito à vida' não está sendo respeitado em sua plenitude.

Os lavadores da honra

Não nos esqueçamos porém daqueles que se julgam donos da companheira e portanto com direitos também sobre a vida dela e que a tiram por qualquer motivo. Milhares de mulheres já morreram porque seus companheiros decidiram que seria melhor assim. Seria mais cômodo, lavaria suas honras com sangue, satisfaria sua vaidade de macho. Motivos torpes há muitos para desrespeitar de forma literal o direito à vida da mulher, e nem sempre a sociedade pune esses homens, em alguns locais é até aceito que ele tire a vida da mulher. Alegam 'legítima defesa da honra', como se a honra de um macho fosse criar vida própria e tornar-se também uma pessoa.

O que esses homens chamam de 'honra' e que fazem tanta questão de lavar e defender com o sangue da própria companheira na verdade tem outro nome: vaidade. E para satisfazer essa vaidade extrema não têm o menor problema em sacrificar a vida da esposa. Afinal, ela é apenas uma mulher.

Temos que fazer valer nossos direitos e não aceitar nada que se oponha a eles. Nosso direito à vida tem que ser respeitado, inclusive por nós mesmas. E vamos fazer valer essa vida, redescobrindo o prazer de viver.

assinatura

Gostou do blog? Recomende e volte sempre!
Contato

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails