quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Direito à saúde e à proteção desta


Essa semana mesmo eu vi no noticiário que duas mulheres, em regiões diferentes do Brasil, morreram no parto porque não foram assistidas a tempo. Será que voltaremos ao tempo das parteiras e dos partos em casa? Será que nem ter nossos bebês em hospitais com a assistência de um médico podemos?

E esse governo alega que já fez muito pela saúde. Mas será que isso nos assegura direito à saúde? Que condição o Estado dá à mulher para fazer seu pré-natal, seu exame de prevenção de câncer no útero, seu acompanhamento pós-parto?

Quantas mulheres sofrem de depressão pós-parto, cólicas menstruais ou TPM hoje no Brasil? Será que existem estatísticas? Quanto está sendo investido para encontrar remédios efetivos para esses males?

Acredito que quando se trata de doenças 'tipicamente femininas' não há interesse algum em pesquisar e solucionar, a maioria dos pesquisadores é homem, pra que vão se preocupar com cólicas e depressões? Eles esperam que nós aprendamos a conviver com esses problemas porque somos mulheres, então temos que nos acostumar à dor e ao desconforto.

assinatura

Gostou do blog? Recomende e volte sempre!
Contato

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails