quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Ajuda para fazer o currículo

Se você precisa fazer o seu currículo e não sabe por onde começar, entre em contato comigo que posso ajudar. Até posso fazer por encomenda, enviar por email ou por correio. Também dou ajuda online pelo formulário de messenger (meebo) aí na lateral do blog. Estou online das 8 às 9 da manhã, de segunda a sexta, qualquer problema fale comigo!

assinatura

Gostou do blog? Recomende e volte sempre!
Contato

terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Mudanças para 2009

Como vivo defendendo aqui a organização, para 2009 podem esperar um pouco mais de organização aqui no blog, além de organizar melhor as postagens também vou facilitar a navegação para que todas encontrem o que procuram de forma mais simples.

Além dos comentários, outra forma de interagir com o blog e os outros leitores, mostrando sua opinião, é participar das enquetes. Responda-as para que eu tenha uma idéia melhor de quem visita o blog.

Caso queira falar comigo, existe um formulário de contato pelo qual você pode mandar uma mensagem diretamente para meu email e assim fazer-se ouvir. Aqui eu não costumo responder os comentários diretamente porque a maioria não deixa o email, mas se você deixar o seu esteja certa de que eu entrarei em contato.

assinatura

Gostou do blog? Recomende e volte sempre!
Contato

segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Espelho, espelho meu

Antigamente não havia muitos recursos para cuidar da beleza, a tecnologia não havia encontrado ainda as fórmulas mágicas para combater as acnes e flacidezes da vida. Hoje temos tudo a nosso favor, milhares de fórmulas e formas de permanecer para sempre com rostinho de porcelana e corpinho de ninfa.

Há mulheres que pagam um alto preço para manter a forma, algumas pagam até com a vida, mas eu acho que tudo tem um limite. Preocupar-se com a aparência e tomar cuidados com ela, lançando mão da tecnologia acho normal, o que não acho normal é a verdadeira obsessão que algumas têm quanto ao próprio físico.

Eu tinha uma aluna que entrava em profunda depressão e recusava-se a comer por semanas se ganhasse um quilo. Como ela há outras que supervalorizam a aparência a acabam esquecendo-se do resto: preparar-se para uma profissão, cultivar o espírito, as amizades e integrar-se à sociedade de forma natural e saudável.

Se tudo o que você faz começa ou termina na academia ou no salão de beleza, está na hora de repensar seus valores. Será que você não está deixando de lado coisas importantes e supervalorizando algo que não é eterno e mais cedo ou mais tarde - isso você cuidando ou não - irá se deteriorar?

Não se apegue só à sua aparência, porque se ela for tudo o que você tem, quando ela se for o que sobrar de você valerá o que?

Leia também:
Não jogue contra o patrimônio
Esse negócio de idade

assinatura

Gostou do blog? Recomende e volte sempre!
Contato

domingo, 28 de dezembro de 2008

Vão-se os dedos...

Hoje em dia pagamos um preço alto pelo papel que hoje desempenhamos na sociedade, já não somos mais dependentes de maridos e pais, podemos ir à luta e construir nossas carreiras, nossas compras...

Se por um lado isso é muito bom, por outro lado perdemos coisas que nossas avós tinham e que lhes davam muito prazer. Já não acompanhamos o crescimento de nossos filhos, que passam parte do dia com babás ou na creche. Nem sempre temos disposição para uma noite de amor, depois de um dia de trabalho massacrante, ou sabendo que teremos uma reunião importante no dia seguinte logo de manhã. Pouco tempo nos sobra para o lazer, para as experiências culinárias, para os papos com as amigas.

Mas tudo tem um preço e nada do que é importante e bom vem fácil, certo? Abrimos mão de certas coisas que nos davam prazer mas em compensação nos livramos de outras que eram o martírio da mulher a algumas décadas. Já não precisamos nos conformar com maridos violentos, mulherengos, possessivos, podemos nos livrar deles quando bem quisermos sem o risco de passar fome.

E há muitas outras vantagens que talvez esqueçamos na hora de contabilizar as perdas. Se aconteceram débitos, a coluna de créditos também está enorme e é para ela que devemos olhar sempre que nos bater aquela vontade imensa de ficar em casa engordando e falando mal dos outros.

Leia também:
Minha vizinha está desempregada
Postura profissional
Vida fácil

assinatura

Gostou do blog? Recomende e volte sempre!
Contato

sábado, 27 de dezembro de 2008

Mucama de luxo

Nos anos 60 a mulher foi às ruas, protestou, queimou sutiãs e o resultado aí está: estamos livres do jugo masculino e da prisão das tarefas domésticas. Não temos mais que servir a nossos amos, senhores e provedores, e nem participamos do mercado de trabalho "para comprar nossas agulhas".

Mas espera aí, pára tudo! Se olhar em volta vai ver que não é bem assim, muitas apenas mudaram de lugar, mas continuam mucamas, nada mais que escravas que servem em duas senzalas diferentes. Conheço muita mulher que age de forma tão subserviente no trabalho que parece mãe do patrão!

Parece que voltamos à estaca zero, tem mulher que só falta lamber o chão que o chefe pisa! Tudo bem que você é secretária e tem por obrigação servir a seu chefe, mas há uma diferença entre obediência e hierarquia e SUBSERVIÊNCIA!

Muitas funcionárias não sabem se impor, baixam os olhos e o tom de voz quando se dirigem ao patrão, não sabem dizer nada a seu favor nem defender seu ponto-de-vista! Quando muito, correm para o banheiro com tudo entalado na garganta e lá choram por horas seguidas?

A nova mulher tem que ter coragem e esquecer a idéia de que "o homem é naturalmente superior". Se chegamos onde estamos, garanto que não foi baixando a cabeça e aceitando tudo caladas, como fazem as árabes.

Não é necessário ser uma batalhadora constante nem uma guerreira nata pra saber que a servidão ficou pra trás e que de agora em diante o que menos interessa ao patrão é o seu sexo, com certeza o que ele vai avaliar é que tipo de funcionária você é e qual a sua atitude profissional.

Se a melhor maneira de descrever sua posição frente à sua carreira e ao seu patrão é "de quatro", não reclame se alguém resolver subir em cima e mandar a espora!

Leia também:
Feriado da Consciência Negra
Mulher faz a diferença
Sinal dos tempos

assinatura

Gostou do blog? Recomende e volte sempre!
Contato

sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Como conciliar a carreira e o trabalho de casa?

Parece quase impossível conciliar a carreira e o trabalho de doméstica que temos em casa, mas eu garanto que já vi casos que me provaram que isso era "alcançável". Mesmo depois de 33 anos nessa vida, ainda há momentos em que eu tenho vontade de sair correndo e largar tudo. Um clone (ou dois) poderia ser uma solução viável, mas não acredito que durassem muito tempo. Em breve estaríamos na companhia de nossos clones tomando sopa de canudinho no hospício ou fazendo sonoterapia.

A primeira regra para não deixar a peteca cair é organização. Muito já se disse sobre isso, mas tudo o que se diga nunca é demais. Mulher desorganizada é o ó do borogodó. Mas olha só quem está falando, eu sou a rainha da bagunça!

Se você é bagunceira como eu fique tranquila porque ser bagunceira é diferente de ser organizada. Ser organizada (em minha modesta opinião) nem se trata de conseguir fazer TUDO mas estabelecer prioridades e fazer pelo menos O QUE É MAIS IMPORTANTE.

Nem vou pedir pra você ter bom-senso porque é de praxe mulher não ter nenhum - eu pelo menos não tenho - mas quem decide o que é e o que não é importante é você. E pode estar certa de que se você descobrir (tarde demais) que estava errada, quem vai pagar pelas consequências é você.

Se você decidir que sua aparência é mais importante e que deve então passar a tarde no salão de beleza fazendo as unhas e luzes nas madeixas para estar deslumbrante na segunda, e decide dar o bolo na reunião mensal da sua empresa para fazer isso, o problema é todo seu. A cabeça loira é sua e o pescoço perfumado e bem hidratado que vai pra degola é o seu, e não o meu. A menos que seu chefe entenda e aprove a sua escolha, quem vai pra rua e depois disso ficar uns meses sem poder pisar os delicados pezinhos num salão é você, portanto pense bem... Melhor seria cancelar o chá beneficente da sua tia solteirona pra ir ao salão, não acha?

Bem, já deu pra perceber que pra se organizar você precisa de uma agenda, anotar tudo o que tem, precisa, quer ou poderia fazer no seu dia de forma bem realista (até decreto-lei contrário ele só tem 24 horas, não se esqueça desse pequeno "detalhe") e administrar seus compromissos.

Já nem falo mais em "cumprir", porque nunca que nós vamos conseguir cuidar da carreira, dos filhos, cachorro, marido, aparência, vida social, trabalho de casa, etc, etc... Já estou falando em "administrar", que é a salvação da lavoura quando temos "n" coisas para fazer e não há tempo suficiente para todas elas.

Leia também:
Você sofre de Síndrome de Cinderela?
Seu marido tem ciúme do seu trabalho?
Não jogue contra o patrimônio
Esse negócio de idade
Mulheres, trabalho e família

assinatura

Gostou do blog? Recomende e volte sempre!
Contato

quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

Mensagem de Natal

Feliz Natal a todos os leitores e visitantes do blog!


assinatura

Gostou do blog? Recomende e volte sempre!
Contato

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Minha vizinha está desempregada

Pois é, minha vizinha está desempregada. Pediu demissão há 4 meses para ficar mais tempo em casa e cuidar do filho de 1 ano, que praticamente não via mais. Foi tudo de comum acordo com o marido, que concordou em fazer hora-extra para suprir as necessidades da família.

Concordou mas não cumpriu, aluguel atrasado, brigas... ele foi embora. Ficou a vizinha, desempregada, filho pequeno para criar. Não é uma situação incomum, muita gente passa por isso todo dia. Vai à luta, arranja emprego, cria o filho sozinha.

Não é o caso da vizinha. Isso aconteceu já faz um mês e ela acorda tarde, fica na casa da outra vizinha batendo papo, falando mal do marido em tom de voz alto para assegurar que todos os vizinhos ouçam, ouvindo música e vendo TV.

Espicha os olhos para os maridos das outras vizinhas, imagine. Um perigo! Mas é claro que acho essa atitude deplorável. Não foi assim que eduquei minhas filhas, felizmente. Sempre ensinei que primeiro a gente constrói uma carreira, estuda, tem uma profissão. Depois a gente se casa. Se não der certo é uma pena, mas a vida não para por causa disso. E nem paramos de comer.

Mas como minha vizinha há muitas outras por aí. Na certa espera outro candidato para assumir a manutenção da casa, porque para mim parece óbvio que na cabeça dela não passa nem de longe a idéia de assumir esse encargo.

É uma pena porque ela tem a oportunidade de tomar a direção da própria vida nas mãos. Tem a chance de conquistar sua liberdade e seu lugar ao sol. A chance de ser alguém independente e produtivo, que não tem que aturar o que não deseja nem satisfazer os desejos de outrem - a não ser que também sejam os seus.

Como minha vizinha há muitas outras que acham que um homem lhes proporcionará tudo o que sonharam. Esse homem - que nas histórias vinha montado num cavalo branco - só existe em suas imaginações. O príncipe do cavalo branco na verdade somos nós mesmas. Quem pode proporcionar o que você sonha é você mesma, com seu trabalho. Quando você conseguir isso deixará de ser escolhida. Quem se garante e se mantém conquista o direito de escolher.

assinatura

Gostou do blog? Recomende e volte sempre!
Contato

domingo, 7 de dezembro de 2008

Postura profissional

Hoje a mulher trabalha fora, tem direitos mais ou menos iguais aos do homem e para chegar aqui foram necessárias algumas décadas e muito esforço. Mas algumas de nós parecem querer botar tudo a perder.

Apesar de trabalharem e necessitarem do emprego para a sobrevivência não conseguem encarar isso de forma profissional. Presenciei várias vezes colegas que levavam bronca e corriam ao banheiro para chorar e depois ficavam "de mal" do chefe. Ou que se atrasavam porque o bebê teve dor de barriga. Ou que não compareciam a reuniões porque "o marido não deixou".

Ora bolas, como podemos ser levadas a sério se uma boa porção de mulheres ainda não percebeu que trabalho é compromisso? Que devemos deixar do lado de fora os problemas pessoais e que ficar pendurada no telefone o dia inteiro com a babá porque o filho não quer comer só contribui para que sejamos discriminadas ao procurar um emprego?

Antes de ganhar a confiança do patrão temos que provar que não somos desse tipo, que somos "as boazinhas", que encaram a profissão como uma carreira e que separam a vida profissional da pessoal. Trabalho para nós não é bico, é necessidade. Necessidade material, espiritual, social e fundamental. Não trabalhamos apenas para ganhar dinheiro, trabalhamos porque achamos o trabalho necessário para qualquer ser humano que seja maior e que esteja no uso de suas faculdades mentais.

Essas aí que vão para o emprego apenas para dar trabalho aos outros e causar problemas e que desde o momento que chegam estão contando as horas que faltam para ir embora, nos façam um favor: fiquem em casa. Retirem-se do mercado de trabalho e parem de denegrir nossa imagem. Nós outras que também somos mulheres levamos a coisa a sério e não queremos ter que pagar o ônus pelas dondocas que um dia resolveram que seria bom passar um tempo fora de casa. Se querem mesmo ficar umas horas fora de casa, por favor marquem hora no salão de beleza. E fiquem por lá.

assinatura

Gostou do blog? Recomende e volte sempre!
Contato

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails